Os cuidados capilares são uma verdadeira ciência e não se podem resumir apenas a hidratar, nutrir e reconstruir os fios.

O cronograma capilar é realmente o milagre para ter um cabelo bonito e saudável, no entanto é importante manter uma rotina de cuidados completa para tirar o seu maior benefício. E se o cronograma capilar é a melhor forma de oferecer ao nosso cabelo tudo aquilo que ele precisa, a lavagem é o primeiro passo para que os cuidados façam o efeito esperado!

Assim, para vos ajudar a manter o vosso cabelo tão bonito quanto vocês querem e merecem temos 10 dicas de como lavar o cabelo da melhor forma possível… aqui vão elas:

1. Lava o cabelo quando for necessário

Não existe uma regra de quantas vezes por semana se deve lavar o cabelo, cada um tem as suas rotinas e as suas necessidades. Se precisas de lavar o cabelo diariamente, acredita que isso não é um problema… Mas lembra-te que as máscaras não devem ser utilizadas em dias consecutivos.

2. Rentabiliza o teu tempo durante a lavagem do cabelo

Lavar o cabelo, seguir o cronograma capilar e todos os cuidados necessários pode ser um processo um pouco demorado. Assim, a nossa dica é optar por rentabilizar esse tempo. Lava o cabelo de cabeça para baixo antes de tomares duche, durante o tempo de ação da máscara terás tempo para outras tarefas. Já no duche, vais precisar apenas de enxaguar a máscara e condicionar os fios.

3. Aposta num pré-poo

Esta é uma forma simples e eficaz de proteger as pontas do cabelo.

4. Utiliza água morna para lavar o cabelo

A temperatura da água é bastante importante na lavagem do cabelo. A água demasiado quente estimula a produção de sebo no couro cabeludo e pode causar desconforto, por outro lado a água gelada pode dificultar a eliminação da oleosidade ou resíduos acumulados. O ideal é lavar o cabelo com água morna.

5. Escolhe um champô adequado às necessidades do teu couro cabeludo

Para combater as necessidades do comprimento e pontas são selecionadas máscaras e o cronograma capilar adequado. Da mesma forma que se seleciona um champô adequado às necessidades do couro cabeludo. Se o teu couro cabeludo é oleoso (independentemente das pontas estarem ou não secas) deves escolher um champô para esse efeito, se é seco deves optar por um champô hidratante.

6. Antes de aplicar o champô no couro cabeludo, emulsiona-lo nas mãos até que faça espuma

Desta forma torna-se mais fácil aplicar e espalhar o champô por todo o couro cabeludo.

7. Distribuí pequenas porções de champô por todo o couro cabeludo

É importante chegar a todos os pontos do couro cabeludo, por isso o ideal é ir aplicando pequenas porções. Assim não há desperdício e o couro cabeludo fica bem limpo.

8. Massaja bastante bem todo o couro cabeludo com as pontas dos dedos

É importante utilizar as pontas dos dedos e não as unhas! A massagem ajuda não apenas na limpeza, mas também a estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo. Sem esquecer que se massaja apenas o couro cabeludo e nunca o comprimento do cabelo. Ao enxaguar, o champô que passa pelos fios é suficiente para os manter limpos.

9. Faz esfoliação do couro cabeludo, tendo em conta as tuas necessidades

A esfoliação é um método importante para remover células mortas ou excesso de oleosidade que se pode acumular. Cria a tua rotina com base nas tuas necessidades. Se o teu couro cabeludo é sensível provavelmente uma esfoliação mensal é o suficiente, já quem tem o couro cabeludo oleoso pode sentir necessidade de fazer uma a duas vezes por semana.

10. Retira o excesso de água com uma toalha de microfibras ou uma t-shirt de algodão antes de aplicares a máscara ou o condicionador

Para que o cabelo receba na perfeição o tratamento que vais aplicar ou o condicionador, é importante retirar o excesso de água. As toalhas de microfibras ou as t-shirts de algodão são uma ótima opção para esse fim, uma vez que evitam a eletricidade estática, o frizz ou a quebra dos fios.

Agora que já tens as nossas melhores dicas para lavar o cabelo, só precisas de pôr em prática e cuidar de ti!

Já utilizas alguma destas dicas? Qual a tua opinião sobre elas? Também tens as tuas próprias dicas para partilhar conosco? Deixa o teu comentário e conta-nos tudo!