Chegou o Verão! Temperaturas altas, praia, piscina, penteados apanhados… e qual é a parte negativa de tudo isto? O cabelo sofre! Nesta fase fica mais áspera, com frizz, sem brilho… um verdadeiro pesadelo!

Seguir o cronograma capilar faz toda a diferença, mas nesta fase do ano parece não ser o suficiente. Uma boa nutrição pode ser a solução para este problema! A humectação é a melhor forma de nutrir o cabelo. É um processo demorado e trabalhoso, mas que oferece resultados fantásticos!

MAS AFINAL O QUE É A HUMECTAÇÃO?

A humectação é um processo no qual se aplicam óleos vegetais (puros e prensados a frio) em todo o cabelo e couro cabeludo de forma a nutrir os fios em profundidade.

Este método substitui a máscara de nutrição, logo deve ser aplicado apenas nesta fase do cronograma capilar. Também é importante não submeter o cabelo a excessos, como tal a humectação deve ser aplicada no máximo uma vez por semana.

COMO SE FAZ A HUMECTAÇÃO?

Neste método os óleos vegetais são aplicados no cabelo sujo e seco. Aplicam-se com uma pequena massagem mecha por mecha, desde a raiz até às pontas do cabelo.

Depois de todo o cabelo estar embebido no óleo (atenção: o cabelo não tem de ficar a escorrer óleo!) faz-se um apanhado/trança ou coloca-se uma touca de banho e a magia acontece! Este é um processo demorado, no qual o óleo deve permanecer nos fios por um período de 3 a 8 horas.

COMO RETIRAR O ÓLEO DO CABELO?

A forma como retiramos o óleo do cabelo pode fazer toda a diferença no resultado final. É importante deixar o cabelo limpo, mas sem retirar todos os benefícios do óleo, como tal existem duas opções para esse efeito:

  • Retirar o óleo pelo método UCPE

Neste método aplica-se um condicionador livre para co-wash em todo o cabelo e couro cabeludo, diretamente em cima do óleo. Faz-se uma massagem e deixa-se agir por cerca de 30 minutos. Após esse tempo apenas se enxagua o cabelo com água abundante e o excesso de óleo será removido. No caso de não ter a certeza de que o óleo saiu na totalidade, pode repetir-se o processo uma segunda vez.

  • Retirar o óleo com champô

Para retirar o óleo com champô, sugerimos na mesma a aplicação inicial de um condicionador em todo o cabelo e couro cabeludo com uma boa massagem. Seguidamente enxagua-se, faz-se a lavagem com o champô habitual (se necessário, pode aplicar-se champô duas vezes) e finaliza-se com o condicionador.

ALGUMAS NOTAS IMPORTANTES:

A humectação pode ser feita com qualquer óleo vegetal 100% puro e prensado a frio, no entanto é importante verificar se faz alergia ao óleo escolhido.

Pode também ser feita com uma mistura de vários óleos da preferência de cada pessoa.

Em grávidas, mulheres a amamentar e crianças recomendamos a humectação apenas com azeite, óleo de coco ou óleo de amêndoas doces.

Para aproveitar o tempo, o óleo pode ficar no cabelo durante a noite (humectação noturna).

Não se deve utilizar touca térmica durante a humectação.

É importante evitar apanhar sol com o óleo no cabelo.

Ao retirar os óleos pelo método UCPE, é importante não utilizar equipamentos térmicos (secador ou prancha) após essa lavagem.

Sem dúvida que este é um método bastante benéfico para todos os tipos de cabelo. Tu já experimentaste? Conta-nos a tua experiência!