Antes de iniciar este artigo é necessário acima de tudo compreender o que é realmente o cabelo elástico. 

O cabelo elástico é um cabelo que passou por um processo químico bastante agressivo, como por exemplo um alisamento que pode ter corrido mal, uma descoloração agressiva ou até mesmo por duas químicas incompatíveis. 

Portanto se acham que o vosso cabelo está elástico é necessário refletirem sobre algumas questões:

– Passaram por algum tipo de química agressiva recentemente (alisamento, permanente, etc…)

– Fazem descolorações/madeixas regularmente?

Caso a resposta seja afirmativa a uma destas questões, e sentem o vosso cabelo demasiado seco, com aspeto vassoura/palha de aço, que este se emaranha demasiado após o banho, devem então fazer o teste.

  • Como posso fazer o teste para verificar se tenho o cabelo elástico?

Só conseguimos ver um cabelo elástico quando o mesmo se encontra molhado! 

Portanto, com o cabelo molhado devem puxar uma mecha (não é necessário puxar desde de cima nem exercer muita força nos fios) e verificar como a mesma reage.

É importante saber que todos os cabelos molhados têm elasticidade natural, contudo devemos ter em atenção a elasticidade excessiva. Puxaram o cabelo e sentiram que ele esticou mais que o normal ou encolheu em excesso (não retornou ao sítio inicial), parece uma mola/pastilha elástica ou partiu mesmo? Bem, então podem concluir que o mesmo se encontra elástico.

Caso tenha retornado à sua forma inicial, então parabéns o vosso cabelo não está elástico.

  • Como posso recuperar o meu cabelo?

-Fazer o cronograma capilar para cabelos elásticos, devem optar por uma boa reconstrução! Atenção que o CC cabelos elásticos é algo que requer muita atenção. Assim que o cabelo deixar de estar elástico, convém mudar para o CC descolorados. Caso contrário o cabelo poderá partir.

– Apostar em humectações

-Parar com os processos químicos até o cabelo se encontrar saudável novamente

-Optar por produtos repositores de massa, como por exemplo a linha resgate da BioExtratus ou a linha RMC gold and black da Amend

-Evitar fontes de calor

-Fazer um tratamento olaplex num salão especializado

-Fazer sempre pré-poo