A forma como lavamos o cabelo muda completamente o seu aspeto e pode ser um fator determinante na saúde dos fios. A lavagem capilar mais recomendada para um cabelo mais saudável é aquela que menos danifique os fios.

champô é o primeiro produto a ser utilizado e serve apenas para lavar o couro cabeludo, logo, quando indecisos sobre o tipo de champô a adquirir, vejam se têm cabelo oleoso, caspa, couro cabeludo seco, queda etc. e escolham o vosso champô tendo sempre estes fatores em conta. Há que entender que o fio de cabelo não produz oleosidade, apenas o couro cabeludo, daí o champô apenas se colocar no couro cabeludo.

A quantidade que escorre pelo fio é suficiente para lavar o fio, e não é conveniente esfregar, dado que o pH alcalino da maioria dos champôs, que serve para abrir e limpar a cutícula do fio, esfregar vai danificar o cabelo e abrir pontas “espigadas”. É deste péssimo hábito que resulta aquilo que mais lemos no grupo: “Cabelo oleoso com pontas secas”.

De seguida é colocada a máscara. Esta é colocada sob o cabelo, sem tocar na raiz e por todo o comprimento. Há que ter cuidado para não colocar sobre o cabelo encharcado de água, dado que a água atua como barreira e a máscara não penetra tão bem no fio de cabelo.

A máscara deve atuar apenas o tempo indicado na embalagem, correndo o risco de danificar o fio de cabelo caso seja utilizada durante mais tempo que o recomendado. Para melhores resultados, devemos enluvar os fios, passando os dedos pelos mesmos várias vezes.

Após atuação da máscara, enxaguamos, retiramos novamente o excesso de água e aplicamos o condicionador também apenas no comprimento, atuando por 1min e enxaguando de seguida.

Por fim, ao secar o cabelo, retirar o excesso de água com uma toalha de microfibra ou t-shirt de algodão (reduz drasticamente o frizz), secar ao natural ou aplicar protetor de calor e secar com secador.

NOTA: Parece algo que demora muito tempo, mas é uma questão de nos organizarmos. Por exemplo, lavar o cabelo fora do banho e colocar a máscara com uma mola/touca e ir fazer outra coisa (trabalhar, ver uma série, fazer uma refeição, estar com a família, qualquer que seja a vossa rotina) e no final do tempo da máscara entrar no banho para lavar o corpo e colocar condicionador.

Ou fazer o contrário. tomar banho lavar com champô e colocar a máscara, ir à vossa rotina e no fim, enxaguar só o cabelo e passar condicionador.

Para a etapa em que utilizamos a máscara é que entra o cronograma capilar.
Se queres saber mais sobre o método Cronograma Capilar, consulta a página: Cronograma Capilar – Em que consiste o método? 

1 Comment

  • Posted 13 de Fevereiro, 2021
    by Sandra

    Adoro

Leave a comment